Back to All Events

Retiro de Meditação e Siéncio na Natureza - Sitio Urtigao, Domingos Martins, ES


NOVAS DATAS: 31/08, 01/09, 02/09/2018

Desde a antiguidade, todas as culturas sábias conhecem o valor do retiro. O tempo no retiro nos permite sair da complexidade de nossa vida, ouvir profundamente nosso corpo, coração e mente. Retiros de meditação oferecem instruções práticas e suporte coletivo para descobrir o entendimento e a liberdade interior. Esse retiro é adequado tanto para novos estudantes de meditação quanto para os mais experientes.

Veja a programação do retiro e formulario de inscrição abaixo.

Banner-Retiro-e-Meditação-V02A-01.png

Como esse retiro de Meditação funciona?

Nesse retiro iremos observar um silencio parcial - períodos do dia quando os participantes não falam um com o outro - embora uma opção de manter silencio completo pelo período de 2 dias sera oferecida para aqueles que buscam uma experiência de meditação mais profunda. Práticas de leitura e escrita são desestimuladas (mas não proibidas), para que os participantes do retiro possam realmente viver a experiência do presente e introspeção profunda, momento a momento. Nesse ambiente silencioso e consciente, a consciência fica aguçada, o corpo se acalma, a mente clareia e abre espaço para que a percepção e o entendimento de nós mesmos possa se desenvolver.

Celulares vão ser desligados durante retiro todo.

Sem nada para nos distrair de nossa meditação, há uma boa possibilidade de nos conhecermos melhor depois de um retiro do que nos conhecíamos antes. Autoconhecimento e entendimento crescem a medida que vemos que podemos viver cada momento ou com desatenção, medo e julgamento ou com clareza, gentileza e atenção. 

Programação do Retiro:

O ritmo diário de um retiro geralmente envolve períodos alternados de meditação sentada e caminhando, meditação comendo, ensinamentos de sabedoria e períodos de descanso. A primeira sessão geralmente começa por volta de 6 da manhã seguida de uma gentil prática de Yoga. Um dia típico inclui vários períodos de meditação sentada e caminhando. A cada manhã o facilitador irá transmitir as instruções de meditação do dia. Todo o retiro é  uma sucessão de treinamento de Mindfulness, práticas de respiração, consciência profunda do corpo através da prática de Yoga, meditações na natureza, e consciência da mente e seus mecanismos internos


Meditação sentada: Meditação sentada é uma bela prática no cerne dos retiros silenciosos. Na prática sentada, silêncio e estabilidade se desenvolvem, a concentração se aprofunda e a consciência expande. O treino do coração traz gentileza e compaixão na relação com tudo que venha a surgir. Nessa meditação, podemos encontrar a sabedoria e a liberdade descoberta por muitos praticantes de meditação. Meditadores iniciantes são encorajados a usar a respiração como foco para o mindfulness. A início e o término da respiração nos mostra de maneira direta a verdade universal da inconstância. Depois que uma tranquilidade interior e firmeza estão estabelecidas pela respiração, a meditação é sistematicamente aberta a incluir mindfulness de todas experiencias, externa e interna, de sensações do corpo e emoções, de pensamentos e a natureza da mente em si.

Meditação caminhando: Caminhando graciosamente e com sabedoria na Terra é também uma das grandes práticas meditativas. No retiro, momentos de meditação caminhando são alternados com momentos de meditação sentada. Assim como na meditação sentada, onde a atenção é trazida para o padrão rítmico de respiração, na meditação caminhando, a atenção plena é cultivada ao repousando a  atenção sobre a sensação do corpo enquanto caminhamos. Na meditação caminhando, nos tornamos conscientes no meio da atividade. Ao longo do retiro, aprendemos a cultivar uma atenção consciente em todas as posturas - sentar, andar, ficar de pé ou deitar.

Meditação comendo: A consciência dos alimentos e o entendimento consciente de todo o processo de nutrição e alimentação estão incluídas na prática em retiros. Os participantes são encorajados a trazer a mesma calma e atenção focada para comer, que é trazida para a meditação sentada e caminhando. Neste retiro, serão servidas refeições vegetarianas cuidadosamente preparadas. Os participantes podem ajudar o cozinheiro na preparação de refeições e na limpeza, como outra forma de meditação. A refeição mais substancial é servida no meio do dia. A refeição mais leve do dia é a "refeição noturna" geralmente oferecida por volta das 17: 30h. 

Conversas de Sabedoria: Cada dia, durante uma hora aproximadamente, os facilitadores apresentam um conjunto diferente de ensinamentos sobre Mindfulness, apresentando maneiras de aplicá-los à nossa própria experiência. Às vezes, as conversas se concentram na prática do retiro, e às vezes transmitindo ensinamentos para uma vida com sabedoria no mundo. Nas conversas, o facilitador pode falar sobre a natureza da sabedoria ou explicar os Quatro Princípios do Mindfulness, explorar os Cinco Obstáculos, falar sobre Gentileza-Amorosa e serenidade e contar histórias de experiências pessoais que ajudem a clarificar a prática. As conversas de sabedoria não são princípios budistas os quais se deve acreditar, mas são princípios espirituais transmitidos aos estudantes para que levem em consideração e os usem de maneiras que tragam benefícios para suas vidas diárias.

Encontros de Práticas : Uma das partes mais valiosas dos retiros intensivos é a oportunidade de falar intimamente com o facilitador. Os facilitadores realizam reuniões individuais e com pequenos grupos de participantes regularmente para responder perguntas, discutir problemas, orientar e explicar as práticas de meditação de forma mais completa. Os alunos também são bem-vindos para consultar o professor a qualquer momento durante um retiro conforme necessário. Este suporte dos professores facilita o aprofundamento do aluno na prática de meditação e encoraja o desenvolvimento da compreensão desse aluno.


Deixando o Retiro: Como quer que seja que pense como um retiro será, provavelmente será diferente. A maioria dos participantes acham profundamente revigorante e regenerador, muitas vezes transformando a vida. Enquanto as verdades espirituais podem ser vistas todos os dias da nossa vida comum, a quietude e a simplicidade do retiro traz uma possibilidade maravilhosa e única de renovação. Ao final do retiro, as conversas e as instruções são dadas para maneiras sábias de deixar do retiro e continuar a prática em casa.

Programação do retiro:
31/08 - sexta-feira

check in a partir das 14h
16h-17h - lanche
17h-18h - abertura do retiro: introducoes, explicacoes, definindo nossos intencoes para retiro, meditação, começo do silencio obrigatorio (os participantes nao falam um com outro)
19h - jantar vegetariano
20h-21h - palestra (Dharma talk) sobre um dos pilares de Mindfulness + perguntas e respostas + meditacao coletiva
21h-22h - tempo livre
22h - luzes se apagam

01/09 - sabado
6:00h - despertar
6:30h-7:30h - meditacao coletiva em movimento (Yoga) e sentada, encerramento do silencio obrigatorio
8:00h - cafe da manha
9h-11h - caminhada na trilha com meditacao em natureza
12h - almoco vegetariano
13h-14h - descanco / tire duvidas sobre meditacao com professor
14h-16h - meditacao caminhando + meditacao sentada
16h- lanche
17h-18h - tempo livre / continue meditando, começo do silencio
19h - jantar vegetariano
20h-21h - palestra (Dharma talk) sobre um dos pilares de Minfulness + perguntas e respostas + meditacao coletiva
22h - luzes se apagam

02/09 - domingo
6:30h-7:30h - meditacao coletiva em movimento (Yoga) e sentada, encerramento do silencio
8:00h - cafe da manha
9h-11h - caminhada na trilha com meditacao em natureza
12h - almoco vegetariano
13h-14h - descanco / tire duvidas sobre meditacao com professor
14h-16h - meditacao caminhando + meditacao sentada
16h- lanche
17h- encerramento do Retiro + meditacao coletiva
18h - check out

OBSERVAÇÕES:

1. retiro oferece alimentacao vegetariana

2. tera opcao de fazer check out na segunda feira pela manha ate 9h00 no dia 03/09 - SEM COBRANCA EXTRA E SEM CAFE DA MANHA

3. hospedagem em quartos compartilhados (tem dois quartos de casal - para quem preferir) 

4. é necessario levar roupa de cama, roupa de banho e fronha para travesseiro.

5. boa idea de levar sapatos que sao facil tirar do pe - tipo Crocs ou Havaianas - para facilitar a entrada e saida do chale

PREENCHE FORMULARIO ABAIXO PARA RECEBER INSTRUCOES DE INSCRIÇÂO:

Nome *
Nome
Forma de pagamento: *
Possui restricoes alimentar?
Possui alguma limitacao fisica?
Ja pratica Yoga ou Meditacao?
Vai precisar um transfer da Pracinha em DM para o sitio?
Seria disposto de oferecer uma carona para colega do retiro vindo de Vitoria ou Vila Velha?