O que é Relaxamento com Som do Gongo?

BY Rio 2.jpg

Como funciona?

A cura pelo som é uma das mais antigas formas de cura conhecida pelo homem. Era utilizada pelas antigas civilizações da China, Egito, Grécia e Índia. Banhos de Gongo e Banhos de Som evoluíram a partir desse conhecimento e prática. O termo "Banho" sugere que você é banhado pelas ondas sonoras do Gongo e outros instrumentos. Não há água, nem requer tirar roupa alguma. Você simplesmente deita sobre o tapete, ou uma coberta, fecha os olhos e relaxa enquanto é banhado por sons ao vivo.

Muitos tratamentos, tradicionais ou holísticos, manipulam o corpo humano para aliviar angústias psíquicas e mentais. Os efeitos de escutar um Gongo podem ser descritos como uma "Massagem de Som" porque o Gongo produz uma forte onda sonora, quase palpável, que estimula o corpo físico influindo na superfície da pele. Acredita-se que os sons ao vivo produzidos pelo Gongo podem estimular a circulação, enquanto sua larga extensão de frequências estimula terminações nervosas e garante que o sistema glandular esteja em seu mais alto nível de funcionamento.

Quando vibrações do Gongo entram em contato com a pele humana elas estimulam os dermátomos do corpo, áreas superficiais da pele que se estendem da espinha dorsal por todo o corpo e que estão ligadas aos diferentesórgãos. Posteriormente, o Gongo foi visto como um poderoso estímulo sensorial que atua no corpo físico e 'relata-se que os dermátomos são estimulados quando o ouvinte está a até 90 cm do gongo que está sendo tocado'.

O Banho de Gongo é um tratamento de Terapia do Som tipicamente individual ou para um pequeno grupo onde o facilitador de Gongo toca o gongo com grande proximidade do corpo do cliente, por aproximadamente 20-30 minutos. O processo não envolve contato físico. Antes da sessão de som do Gongo efetiva, o cliente é muitas vezes conduzido a estágios preparatórios que incluem posições corporais e movimentos combinados com respiração consciente e lenta, assim como técnicas de relaxamento guiadas para o corpo e a mente. Depois, enquanto deitados com as costas apoiadas no chão, os clientes são orientados a ouvir o Gongo relaxando os músculos e deixando os sons do Gongo penetrarem seus corpos, enquanto todo o corpo é repleto pelo som.

Gongos produzem longas ondas contínuas de tons que se sustentam e que preenchem o ar ao redor, criando uma plenitude de som total. Quando o metal de um Gongo é golpeado ele absorve o abalo e o converte em energia vibratória que é armazenada internamente. Acredita-se que as vibrações produzidas por um Gongo, com audíveis e inaudíveis frequências sonoras, têm grande influência sobre a funcionalidade humana devido ao fenômeno acústico da 'ressonância forçada'.

Quais são os benefícios?

A aplicação do Gongo facilita 'cura' e 'prevenção de doença' por meio da crença de que 'quando uma estrutura, como um órgão humano, vibra numa frequência desarmoniosa em relação ao ambiente ao seu redor não pode absorver energia eficientemente e torna-se vulnerável à doença'. Além disso, alega-se que o Gongo produz respostas fisiológicas positivas em um ouvinte, já que os sons e vibrações são vistos como nutrientes para o sistema nervoso; e acredita-se que 'vibrações sonoras atuam limpando canais de transporte por dentro da célula, facilitando o fluxo de energia através da membrana celular e tornando mais fácil para as células receberem nutrição.'

O ritmo da frequência do som das ondas reproduzidas diretamente para dentro do corpo é conhecido por exercer profundo efeito no sistema nervoso. Todo o 1/3 posterior da medula espinhal consiste em feixe de filamentos nervosos cujo o único propósito é a transmissão dos dados de sensores de vibração do cérebro e para o cérebro. Propõe-se que num Banho de Gongo todo o sistema nervoso é colocado sob pressão para se ajustar e se curar. Acredita-se que essa pressão sobre o sistema nervoso limpa as terminações nervosas e livra o sistema nervoso de várias doenças.

Evidência de alterações na composição sanguínea durante o Banho de Gongo revelou que a transformação ocorreu afetando os glóbulos brancos e vermelhos, células T e plaquetas; o terreno sanguíneo abriu-se aumentando o fluxo de oxigênio e nutrientes, os glóbulos vermelhos estavam menos congestionados, a energia potencial das células aumentou, o sistema imunológico foi estimulado, os glóbulos brancos estavam muito mais ativos, maiores e mais brilhantes, a inflamação celular diminuiu e a quantidade de células prejudicadas por possível dano parasitário diminuiu de 70%  para em torno de 30%.

Os sons produzidos pelo Gongo podem modular simultaneamente alterações nos sistemas autônomo, imunológico, endócrino e neuropeptídico. Relata-se que vibrações de alta frequência produzidas por um gongo produz ressonância no corpo das células e liberação de energia quente do interior do corpo, principalmente da estrutura óssea. Além disso, os nervos simpáticos e parassimpáticos podem ser 'simulados' ou 'relaxados' durante o Gongo.

Um Banho de Gongo é uma excelente oportunidade para focar na respiração e rebalancear seu organismo. Respirar profunda e conscientemente numa sessão de som possibilita que você se torne cada vez mais relaxado e permite adoráveis alterações nos batimentos cardíacos e na respiração, conforme se estabilizam. Quando sua respiração é profunda e lenta, os hormônios do stress diminuem, permitindo que o sistema imunológico funcione com mais eficiência, baixando a pressão sanguínea e liberando opiáceos naturais.

O Banho de Gongo é seguro?

O Banho de Gongo é uma forma natural de relaxamento e é completamente segura se praticada por um facilitador de Gongo qualificado. Banhos de Gongo devem ser usados como tratamento médico complementar e nunca se deve descontinuar tratamentos médicos ou remédios sem permissão do seu médico.

Mulheres grávidas que quiserem participar do Banho de Gongo devem avisar previamente ao facilitador, informando sobre a condição e o tempo de gravidez, para que este avalie se sua participação é ou não recomendável.

Condições como Zumbido, Doença de Ménière e Epilepsia, que são sensíveis ao som, podem ser desencadeadas pelo som; Implantes de metal, alfinetes e parafusos podem ser afetados pela vibração e o ritmo de um marcapasso também pode ser afetado.

Fonte:  www.soundinterventions.uk          Tradução em Português: Renata Hora